terça-feira, 4 de setembro de 2012

Saudações a todos!


   Primeiramente permitam-me que eu me apresente, meu nome é Yann Duarte Woldemar e esse é meu primeiro post no blog. Antes de tudo, gostaria de agradecer a Melyssa Almeida que está me ajudando muito nesse sonho que tenho. E uma vez apresentados, creio que tenho que responder a principal pergunta: “Sobre o que é o Blog?”

   O Blog é sobre pensar e sentir. Não sou nenhum expert social, muito menos um filósofo. Minha cultura é pouca e me considero bem ignorante em muitos assuntos, meu vocabulário é pobre e minha gramática beira o ridículo certas vezes. Então, o que poderia eu ter a acrescentar em suas vidas caros leitores? TUDO.

   Mesmo sem nenhuma super habilidade e pouca experiência, sempre tive um diferencial, PENSAR.
Penso, teorizo acerto, erro, analiso tudo isso e penso novamente. E acima de tudo, esse Blog é pra mim, para eu confrontar minhas próprias verdades, meus conselhos que são avessos a minhas atitudes, pois palavras por si só são apenas palavras. Somos muito bons em dar conselhos e péssimos em segui-los, e eu não sou diferente. Sempre foi muito fácil dizer o que o outro deve fazer, e é isso que eu quero aqui!
  
Opinem, elogiem, julguem e critiquem, afinal do que vale viver uma experiência sem aprendizado? 

   Torcemos o nariz às verdades que tocam nosso orgulho, que nos tiram da estática, que nos fazem pensar, agir e mudar! Os seres humanos têm medo de mudanças, o novo e o desconhecido são inseguros, às vezes preferimos descansar em nosso mundinho sofrido e fechado ao qual já somos acostumados, do que tentar, arriscar e ir alem! Temos medo de que qualquer coisa possa piorar, e o medo do pior fala mais alto que a esperança do melhor! E essa quebra de paradigmas, essa força evolutiva, essa audácia de mudar é e sempre foi um grande marco que separa pessoas, de grandes pessoas.

   E é isso que pretendo. Debater e questionar aqui, conceitos, verdades que aceitamos, filosofias que nos são impostas, entre outros coisas.

   Dizem que ser influenciado é ter cabeça fraca, quem não se influencia por nada é alienado! Vivemos num mundo com mais de 7 bilhões de pessoas, culturas, gostos, conhecimentos e sentimentos diferentes, é muita arrogância achar absoluto um ponto de vista, e é IMPOSSÍVEL alguém que tenha uma vida social mínima se isolar de qualquer pensamento que não o seu. Devemos não apenas sermos influenciados, mas devemos PENSAR sobre o que deixamos nos influenciar. O dito cabeça fraca é simplesmente o que aceita sem questionar, se você se acha com personalidade forte por que não vai pela opinião dos outros mas quando gosta de um ponto de vista simplesmente o toma como verdade sem antes questionar, meu amigo, na verdade você é um cabeça dura.

   Questionem ao ouvir algo que é tido como verdade, inclusive suas verdades! Somos únicos sim, pois temos pontos de vista singulares, questões singulares e críticas singulares! Critique, fuce, apure e esmiúce até chegar ao cerne, e da essência de cada conceito verá o que pode acrescentar à suas ideias.

   Os posts são livres para comentários, debates e sugestões. Não quero que sigam ou simplesmente concordem com o que eu disser e sim que reflitam e questionem, assim como eu farei o mesmo após cada postagem minha.

Um grande abraço, Yann Duarte Woldemar.

3 comentários:

  1. Yann, achei muito interessante a sua ideia. Mas saiba que muitas pessoas se sentirão "feridas". O motivo? Por terem que pensar. É muito mais fácil seguir o que muitas pessoas já seguem do que ter que pensar sobre suas próprias necessidades, dúvidas ou problemas.
    No mundo globalizado e ao mesmo tempo egoísta em que vivemos - e que muitas vezes penso que não é meu mundo - a ação de pensar não é mais a prioridade. A ideia geral é deixar alguém pensar por você e você agir.
    Filosofar no mundo atual é perder tempo. Pois também nossas tarefas cada vez mais imediatistas não nos deixa com tempo para pensar. Filosofar. Repensar. Acreditar. Pois quem pensa, acredita em algo que a maior parte das pessoas não acredita: Acredita em si.
    E acreditar em si mesmo, pensar em como evoluir e deixar um rastro de "processamento de informações" ao mundo sem ser em um computador ou compartilhando algo no Facebook, e sim, usando a experiência que se adquire com os anos e com a vivência com outras pessoas, é o que o mundo precisa. Senão, estar vivo é apenas estar a passeio nesse mundo, copiando tudo e vivendo a vida de outros.
    Muito boa sorte nessa sua jornada, Yann!! Acredito que teremos muitas gotas de pensamentos bons em nossa vida corrida. Mesmo com o joelho arranhado devido a algumas quedas. rs
    Um abraço e obrigada por compartilhar sua ideia!

    ResponderExcluir
  2. Medo de pensar muita gente tem. De agir, todos. É deprimente encontrar alguém que pensa, tem senso crítico, sabe avaliar problemas e encontrar soluções, mas não tem coragem de dar a cara a tapa. Tô apontando pros outros e pra mim mesmo. É uma infeliz realidade que precisa ser mudada. Mais do que pensadores, o mundo precisa também de pensadores que ajam. Essa sua iniciativa pode ser mais que só um blog pra colocar suas reflexões, pode ser o início de grandes mudanças. Ou então eu tô viajando totalmente. xD"xD" De qualquer modo, parabéns. Estarei acompanhando e torcendo. ;)

    ResponderExcluir
  3. Grande amigo Yann, parabéns pelo blog e que seus pensamentos possam sempre trazer reflexões a todos, pois pensar é algo que inconscientemente deixamos de fazer ao longo dos nossos dias. Tudo passa a ser tão natural e automático que deixamos de refletir e pensar deixando de lado o que é correto e justo. Não só baseado em leis mas sim nos nossos próprios princípios morais e éticos.
    Boa sorte e grande abraço.

    ResponderExcluir