quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Ser quem sou.


   Às vezes me questiono sobre a diferença entre o que é meu e o que está comigo. Alguns traços nos acompanham a vida inteira, mas isso não quer dizer que é parte de nós, pois o aprendizado e correção de nossos defeitos se chama amadurecimento.

   Em contrapartida é muito infeliz aquele que não se aceita como é. Estar de bem consigo não é lutar contra tudo que tem de errado, não é se cobrar para dar o seu máximo o tempo todo. Não! É relaxar também, é rir dos seus erros, é se perdoar ao invés de dar desculpas a si mesmo, se aceitar como você é!

   A linha entre nossos defeitos e nossa personalidade muitas vezes é tênue. Manias se deixam de lado e gostos mudam, mas não sua essência, no máximo você irá se esconder de si mesmo.

   Quem não tem dentro de si algo calado ou engasgado? Buscamos aceitação dos outros por que nos esquecemos de buscar a nossa própria! Mudamos e nos reprimimos para sermos aceitos por outras pessoas, por medo de não ser suficiente agradar a si mesmo!

   E ainda assim temos a covardia  de todos os dias deitar a cabeça no travesseiro com a garganta entalada com tudo que tivemos que engolir, com peso de tantas atitudes que tomamos contra nossa própria vontade e dizemos que a culpa não é nossa, é da sociedade, da vida, do mundo, mas nunca nossa...

   As desculpas que  você da pra si mesmo não são suficientes para calar a dor que seus erros causaram.

   Sim, devemos agradar aos outros, ouvir opiniões alheias e certas vezes abrir mão de algumas coisas. Gostando ou não, todos precisamos disso alguma hora. Grande mentiroso é quem diz não ligar para as opiniões dos outros e grande infeliz é aquele que vive em função dessas opiniões.

  O problema é quando  se adaptar significa mudar a si mesmo. Como brinquedos de encaixe, não se coloca um quadrado onde há espaço para um triângulo. Por mais force o molde e o faça entrar, ainda será um quadrado e o máximo que conseguirá é se machucar até entender que seu lugar não é ali. O que certas vezes acontece tarde de mais...

   Aceitar que seus defeitos não mudam,  é aceitar a estase, é se conformar pelo medo de evoluir. Assim como querer mudar sua essência é abrir mão da sua felicidade pelo medo da infelicidade.

   Crescemos ao dizer mais "eu sou assim" para quem nós somos e menos  "eu não vou mudar" para quando erramos.

   Quando as coisas não se encaixam, talvez seu lugar não seja ali. Se perdoe, se goste, se agrade, se ame e se agradeça! Um dia você descobre que viver vale mais a pena do que estar vivo.


Um comentário:

  1. Gostei muito deste post!
    Sabe, o que mais me deixa triste é saber que as pessoas normalmente se limitam em querer que as pessoas mudem, sem pensar em mudarem suas próprias vidas, no sentido de melhorar e buscar evoluir. Aprendi com uma amiga que, se queremos que uma pessoa mude, precisamos mudar antes! Pois quando você muda, tudo muda a sua volta. E o mais importante é, antes de tudo, precisamos refletir se a mudança é necessária para toda a vida, ou se é apenas para suprir as dependências de algo, de alguém ou de necessidades imediatas.

    ResponderExcluir